terça-feira, novembro 22, 2005

As grandes vantagens da Avaliação Formadora

Sobre o Modelo de Avaliação Formativa (adaptado)
da
Academia d'Aix-Marseille (França).
No seguimento daquilo a que se chamou "pedagogia da interacção formativa", definiu-se um contexto onde se pratica uma relação constante e directa com o aluno, em que se espera que este tenha uma maior responsabilidade no processo interactivo do que nos processos pedagógicos em que a aprendizagem é controlada e orientada exclusivamente pelo professor.
Ora, uma das formas mais elaboradas da avaliação formativa é a que nos propõe um grupo de investigadores da academia em epígrafe, que a denominou de "avaliação formadora". O foco central desta versão de avaliação formativa é visualizar todo o processo de ensino-aprendizagem para tentar articular as fases da aprendizagem em função da respectiva eficácia pedagógica. E o desvio terminológico (formativa para formadora) tem a ver com o propósito de centralizar a perspectiva do processo ensino-aprendizagem na "regulação assegurada pelo próprio aluno", o que a distingue da 'formativa', "cuja regulação respeita, sobretudo, as estratégicas pedagógicas do professor".
Nestes termos, a avaliação não é, simplesmente um instrumento de controlo, mas um instrumento de formação, de que o aluno disponha para atingir os seus objrctivos pessoais, e construir o seu próprio percurso de aprendizagem.
Trata-se, simultaneamente, de induzir um comportamento eficaz, no plano prático, dando ao aluno a oportunnidade de escolher os passos necessários, e de favorecer a conscialização dos mecanismos implicados no próprio processo de aprendizagem. (1)
Os principais objectivos visados pela perspectiva de avaliação formadora defendidos por esta equipa de investigadores são os seguintes:
a) apropriação, pelos alunos, dos objectivos e critérios dos professores, o que leva à formação de uma ideia concreta dos fins a atingir e cria condições para a auto-avaliação;
b) domínio, por parte de quem aprende, dos processos de planificação prévios e de orientação da acção;
c) a gestão dos erros,no quadro da auto-correcção;
A regulação torna-se então, essencialmente, obra do aluno.
Sem nunca pôr em causa a concepção do modelo, o Professor desta Disciplina vai adaptá-lo através da implementação de três fases fundamentais, as quais implicam o constante acompanhamento, por parte do aluno, dos trabalhos lectivos que são já do seu domínio:
1º- Dar um 'feed-back' ao professor sobre o acompanhamento que o aluno tem feito dos trabalhos até um dado momento já realizados. Esta fase é tão importante quanto será a necessidade de com os dados assim obtidos pelo professor constituirem a base do que virá a ser a intervenção e os instrumentos de trabalhos julgados necesários para se proceder aos ajustamentos pertinentes a efectuar junto dos alunos (individualização de processos, tanto quanto posível);
2º- Formulação de um conjunto de itens programáticos julgados representativos dos conteúdos leccionados, dando-se deles conhecimento aos alunos, para os submeter a uma primeira avaliação, eminentemente formadora, mais que avaliadora. Como é evidente, o sucesso desta fase depende, fortemente, dos dados obtidos na primeira fase do processo;
3º- Intervenção, predominantemente, dos alunos (sobretudo aqueles julgados mais necessitados de intervir, podendo ainda, como qualquer outro, auto-corrigir-se naquilo que já produziu).
Só após este trifaseamento o professor pode perspectivar, concretamente, as características das acções pedagógicas mais pertinentes para a turma. Quer-se, com isto, corrrespsonder à definição dada por aqueles investigadores quanto ao que deve ser uma verdadeira avaliação formativa.
O Professor
J Rodrigo Coelho
Escola Secundária Alcaides de Faria
(1) Texto elaborado a partir de uma adaptação de ABRECHT, Roland, A avaliação Formativa, Edições ASA, rio Tinto, 1994, pp. 48-53.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hi there! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are you using
for this site? I'm getting sick and tired of Wordpress because I've had problems with hackers
and I'm looking at options for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

Review my web site :: Printable Diaper Coupons