sexta-feira, dezembro 29, 2006

Os métodos de quem ensina

1. A metodologia foi sempre um manancial de orientações práticas que, na academia, constitui um corpo teórico indispensável, quando o fim do conhecimento que ali se propõe atingir se arroga a qualidade de ciência.
2. E em qualquer escola (do grego scholé, escola vem do conjunto de condições materiais e humanas que cooperam para, através da reflexão e do pensamento, se alcançar a aprendizagem de algo útil ao cidadão) onde se pratique ciência devem seguir-se orientações que visem, não apenas mas sobretudo para uma melhor qualidade do trabalho (episteme, ou do valor/ prestabilidade do que se diz saber ou conhecer), dar segurança ao conhecimento/ produto assim realizado.
3. É o que tenho pretendido prosseguir com os meus alunos. Mesmo que, neste percurso, haja outros que se interroguem, ainda, porque o fazem assim. Como se as orientações metodológicas que receberam par ao exercício da função docente apenas prestem, em última instância, para lhes devolver ou retirar o estatuto sócio-profissional com que eles próprios se identificam.
4. Neste contexto tenho, ainda, que partilhar com os meus alunos a preocupação em gerir os anseios, seus e meus, por:
  • reformular alguns dos procedimentos de trabalho para melhorar a eficiência, sobretudo, dos seus resultados, mas também a eficácia dos objectivos que todos pretendemos alcançar;
  • compreender que, actualmente, estão em curso reformas institucionais com as quais não temos, obrigatoriamente, de concordar, mas que a todos trará benefícios se as soubermos compreender, enquadrar nos nossos deveres institucionais e, com tudo isso, nos sentirmos melhor.

Um Bom ano Novo para todos os que se sentem comunidade escolar! (*)

O Professor,

JRC

(*) Nota: Este artigo, produzido para a Escola onde se pretendeu fazer funcionar, academicamente, este Blogue, poderá fazer parte de uma qualquer "Avenida", quando esta não apontar, apenas, para um certo "Minho", mas para uma cosmopolis não reduzida à feudalidade, mais vasta, que nos traga uma visão de cidadania mais participativa e plural.

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